sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VOTAR COM CONVICÇÃO E PELA MUDANÇA


"No próximo domingo os tomarenses vão decidir o destino da sua terra nos próximos quatro anos. A avaliar pelo que temos ouvido nas ruas de há quatro anos a esta parte seria certo e seguro que alguns dos candidatos perderiam as eleições. Há quatro anos muitos tomarenses votaram em candidatos por exclusão de partes, votaram noutros candidatos para chatear os candidatos do lado, ou nem votaram. E, há que ter presente, diz-nos qualquer vulgata de política prática, que uma coisa é o que as pessoas dizem e outra, bem diferente é a que as pessoas fazem. Por isso falham as sondagens, por isso se discutem tanto os palpites e, no final, é o eleitor silencioso que decide soberanamente.

Eu sou adepto do princípio de votar por convicção. Votar em quem se acredita. Desde logo, votar. Quem não vota perde autoridade moral para criticar as escolhas de que abdicou de participar, Desresponsabilizou-se. Desertou da democracia. Não é proibido, mas não é construtivo. No discurso de comemoração do 5 de Outubro, Cavaco Silva foi certeiro quando disse que “Os cidadãos, por seu turno, têm o dever de participar na vida cívica, ao invés de se queixarem sistematicamente do Estado ou da classe política”, sublinhando que os portugueses têm de vencer a tendência para se lamentar de “tudo e de todos” e pouco fazerem para melhorar “o que é de tudo e de todos”. É isso mesmo.

Os tomarenses acham que Tomar parou no tempo? Então não votem Pedro Marques nem votem PSD. São eles os responsáveis por Tomar ser hoje das terras menos desenvolvidas do distrito de Santarém e onde pior se vive no país, segundo os estudos disponíveis, apesar das potencialidades únicas que tem, em termos de pessoas, de património, de história e de riqueza por rentabilizar.

Os tomarenses sentiram-se abandonados por António Paiva e consideram que Corvelo de Sousa é apenas uma figura decorativa que serve para disfarçar o poder de terceiros? Então não votem no PSD.

Os tomarenses acham que há candidatos que só querem ser eleitos para fazer negócios em proveito próprio e não em proveito da comunidade? Então não votem neles.

Os tomarenses não acreditam que o PS faça em Tomar muito diferente do que tem feito no país? Então não repitam o erro de votar PS.

Os tomarenses acham que é mero oportunismo político sair de um partido que se serviu durante anos a fio na Câmara, só porque não se ficou na lista, e por causa disso inventar em dois meses uma candidatura? Então não votem em Ivo Santos.

Depois dos debates realizados pela Rádio Hertz e pela Rádio Cidade de Tomar, depois de ouvir os candidatos e ler os seus programas e depois de conhecer o passado político de todos eles, defendo que o voto por convicção é em José Lebre. Os debates e a campanha demonstraram que, além de necessário, é, desta vez, possível mudar. Assim os tomarenses queiram mesmo.

Jorge Ferreira"

(publicado na edição de hoje de O Templário)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BLOGUE "TOMAR A DIANTEIRA" ELOGIA CORAGEM DE JOSÉ LEBRE

"Já não era sem tempo, mas finalmente aconteceu. Ao que julgamos saber (se estivermos equivocados, os interessados farão o favor de nos corrigir, o que desde já agradecemos), pela primeira vez em 35 anos de liberdade, uma candidatura autárquicas ousou quebrar velhas barreiras. Liderada por José Lebre, a candidatura Tomar em primeiro lugar foi visitar o acampamento cigano, situado junto à entrada sul da cidade. Foram bem recebidos e informados detalhadamente sobre todos os problemas pendentes. De acordo com informações que recolhemos, toda a comunidade do Pascoal vai votar TPL. Acrescentaram que qualquer solução, seja transitória ou definitiva, para correr bem terá de respeitar, no essencial, a vontade dos clãs, que é a da separação entre os dois, tal como agora existe. A ideia de construir um bairro isolado para todos, pode vir a acarretar mais problemas do que aqueles que pretende resolver, pois tal como em qualquer outro grupo humano, há de tudo -ciganos bons, ciganos assim-assim, e outros que nem bons nem assim-assim."

"TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR - JOSÉ LEBRE"

Com a devida vénia não podemos deixar de transcrever um excerto do blog do nosso caro amigo António Rebelo sobre a nossa candidatura.
"
7 - Tomar em Primeiro Lugar - José Lebre
Um grande coração e o maior empenhamento de todos os candidatos locais. Transpira sinceridade, devoção à causa pública, vontade, entrega e autoridade. Com o devido respeito, (porque o humor pode tornar os eleitores mais alegres), é também, garantidamente, o único candidato do distrito (e provavelmente até do País) que não anda a tentar vender gato por Lebre".

"TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR" LEVA ALEGRIA E ESPERANÇA ÀS RUAS DA CIDADE

O candidato José Lebre, pelo Movimento “Tomar em Primeiro Lugar”, realizou no passado sábado, dia 3, pelas ruas da cidade, uma arruada animada com música, durante a qual foi contactando com os munícipes, com o objectivo de dar a conhecer as linhas do seu programa. Integraram a arruado vários apoiantes do Movimento bem como ainda candidatos e amigos que quiseram participar.

O candidato fez questão de passar pelo Mercado Municipal de Tomar, deixando uma mensagem de esperança a todos os vendedores sobre o futuro deste espaço, que precisa de urgentes obras de remodelação e conservação, para que possa dar dignidade a quem ali diariamente trabalha.

Durante a semana o Movimento “Tomar em Primeiro Lugar” visitou várias freguesias onde deu a conhecer os objectivos desta candidatura e os projectos que se propõe concretizar.

José Lebre deu a conhecer um dos seus principais projectos que passa pela criação e dinamização de um parque da cidade, onde esteja integrado o Museu dos Tabuleiros e um conjunto de equipamentos lúdicos, que criam emprego, e que tragam ao concelho milhares de visitantes, que encham as nossas ruas, geram benefícios fundamentais para um concelho que nos últimos anos tem vindo a empobrecer e a perder pessoas.

Tomar precisa de gente que lhe dê vida!