sexta-feira, 26 de junho de 2009

UM DIA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TOMAR

"Hoje decidi estar presente na reunião da Assembleia Municipal de Tomar. Miguel Relvas conduziu os trabalhos com elevação e eficácia, como, aliás, eu já esperava.

Confirmei as minhas impressões sobre o ainda Presidente da Camara, Corvelo de Sousa. Acho que facilmente o PSD conseguiria escolher melhor. E não me ficaram dúvidas de que Tomar necessita como de pão para a boca de um Presidente de Camara. Oiço, boquiaberto, Corvelo de Sousa propôr, por escrito!..., a criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor e, acto contínuo, dizer que não afecta pessoal ao Gabinete, porque não precisa do Gabinete para nada, visto que o próprio Gabinete da Presidência trata directamente com os investidores! Não entendo, pois, qual a razão por que maçou a Assembleia com a proposta de criação do Gabinete....

Surpresa: o deputado municipal do Bloco de Esquerda critica o PSD por não ter uma política de promoção do investimento privado! Esqueceu-se certamente da política de nacionalizações que o Bloco de Esquerda defende! Francisco Louçã acompanha pouco Tomar...

Agradável surpresa: a qualidade das intervenções Bruno Graça, que se diz que será o candidato da CDU à Camara e que tem obra feita na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

Gostei das intervenções que ouvi aos Presidentes de Junta e o facto de não me referir ao PS não é gralha, é que nada há mesmo a registar..."

Jorge Ferreira, no Tomar Partido.

11 DE OUTUBRO DE 2009

O Governo marcou as eleições autárquicas para o dia 11 de Outubro de 2009. Neste dia começará uma nova era em Tomar. Tomar passará a estar em primeiro lugar.

OLHEM PARA O QUE EU FAÇO... NÃO LIGUEM AO QUE EU DIGO...

"O Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvelo de Sousa, não quis entrar em polémicas quando confrontado com o teor da carta aberta da mais que provável candidata aquela autarquia, Isabel Miliciano, que acusou o Partido Social Democrata de «enquanto partido maioritário e principal responsável pelas políticas do executivo camarário ter uma responsabilidade decisiva no estado de descrença e desnorte a que chegou aquela câmara municipal, para prejuízo do futuro de todos os tomarenses», sublinhou a líder do Movimento Tomar em Primeiro lugar.

A Hertz ouviu Corvelo de Sousa que, depois de sublinhar que a liberdade de criticar é um direito que assiste a todos, deixou à consideração da população as críticas que foram dirigidas ao seu executivo: «Tudo não passam de generalidades, pelo que vou aguardar por um projecto que seja alternativa ao que temos vindo a promover e apresentar às eleições. É óbvio que não concordo com o que foi escrito porque temos cumprido com aquilo que proposto. Não me parece que o que foi escrito seja verdade, mas deixo à consideração da população".

Comentário: Corvelo de Sousa diz que não comenta, mas comentou.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

SOBRE O MOVIMENTO


Tomar Em Primeiro Lugar é apenas um grupo de cidadãos eleitores. Uns com filiação partidária, outros sem filiação partidária. Não representa, não está ao serviço nem beneficia de qualquer máquina partidária. Recolherá as assinaturas necessárias à formalização da sua candidatura à custa da mera miltância dos cidadãos que entenderem dever participar. Muitos se nos têm dirigido perguntando quem vão ser os candidatos, qual vai ser o programa, quem nos apoia. Compreendemos e agradecemos o interesse. Mas pedimos também compreensão para o facto de, justamente por não dispormos nem querermos dispor de nenhuma máquina partidária, tudo ter de ser feito à custa do esforço individual das pessoas que se têm mobilizado para participar. Muito brevemente daremos notícias.

(Propriedade da Fotografia)

NAS NOTÍCIAS (1)

A desfiliação de Isabel Miliciano do PSD foi esta semana notícia na Rádio Hertz e nas edições em papel do Cidade de Tomar e de O Templário.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ISABEL MILICIANO DESFILIOU-SE DO PSD

Isabel Miliciano apresentou ontem o seu pedido de desfiliação do PSD. Transcreve-se, na íntegra, o teor da carta que para o efeito dirigiu aos orgãos do PSD de Tomar:

Exmo. Sr. Presidente
da Mesa da Assembleia
de Secção do PSD de Tomar
C/ conhecimento ao Presidente
da Comissão Política de Secção
do PSD de Tomar

O PSD de Tomar atingiu uma situação de total ausência de estratégia e de liderança política. Deixou de ser um partido ao serviço dos cidadãos e dos interesses do concelho de Tomar. Enquanto partido maioritário e principal responsável pelas políticas do executivo camarário tem uma responsabilidade decisiva no estado de descrença e desnorte a que chegou a Câmara Municipal de Tomar, para prejuízo do futuro de todos os tomarenses.

Entendo ser meu dever não pactuar mais com esta situação. Neste momento não posso deixar de recordar uma das frases mais aplaudidas, em Tomar, proferidas por Durão Barroso, em plena campanha eleitoral das Autárquicas/2001 dirigindo-se ao então candidato do PSD: "Se alguma vez tiver que escolher entre os interesses do partido e os interesses de Tomar, escolha os interesses de Tomar".

Hoje, sinto-me de consciência tranquila para tomar esta decisão: Escolho os interesses de Tomar.

Os partidos políticos em democracia não são fins em si mesmos, mas instrumentos de realização de um ideal. O ideal que me levou a militar no PSD todos estes anos, o progresso e o desenvolvimento da minha terra, e exactamente o mesmo que me levou a decidir continuar esse combate fora do PSD.

Apresento, assim, a V. Exa. o meu pedido de demissão de militante da Secção do PSD de Tomar.

Com os melhores cumprimentos,


Tomar, 21 de Junho de 2009
Isabel Maria da Silva Miliciano

segunda-feira, 22 de junho de 2009

AGRADECIMENTOS

Deram conta do surgimento do Tomar Em Primeiro Lugar: Leonel Vicente, no Tomar; Jorge Ferreira, no Tomar Partido; Sebastião Barros, no Tomar a Dianteira, Rui Costa Pinto, no Mais Actual e o Nabantia. A todos agradecemos as referencias. Para a Margarida, do Eclético, um agradecimento muito especial pelo contributo que deu na construção do template.

domingo, 21 de junho de 2009

BOAS VINDAS

No primeiro texto que publicamos neste blogue queremos saudar todos os tomarenses, independentemente da idade, sexo ou opção política. Somos um grupo de cidadãos eleitores que decidiu apresentar uma candidatura aos orgãos autárquicos de Tomar nas próximas eleições autárquicas, que se realizarão em Outubro de 2009. Somos independentes, o que quer dizer que pomos os interesses de Tomar em primeiro lugar. Não nos candidataremos em representação de interesses partidários, económicos ou de qualquer outra natureza. O objectivo deste blogue é o de promover as ideias e os candidatos do Grupo de Cidadãos Eleitores denominado "Tomar Em Primeiro Lugar".