sábado, 3 de outubro de 2009

VEM DAÍ! VAMOS PÕR TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR!

HOJE, SÁBADO, DIA 03 DE OUTUBRO
ARRUADA DE CAMPANHA
SAÍDA DA SEDE DA CANDIDATURA
NA RUA DOS MOINHOS
ÀS 10 HORAS
VAMOS PÔR TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

HOJE, A NÃO PERDER

Entre as dez da noite e a meia-noite,
entrevista ao candidato à Câmara Municipal de Tomar
pelo Movimento Tomar Em Primeiro Lugar,
Arqº. José Lebre,
na Rádio Hertz.

CORREIA LEAL EXPLICA APOIO

"Em finais dos anos 80 e princípios da década de 90 a desagregação das indústrias tradicionais de Tomar e dois mandatos consecutivos e incompetentes de um Executivo Camarário precipitaram o concelho para os níveis de pobreza actuais. A qualidade de vida e o bem-estar socioeconómico das populações foi-se agravando e hoje os munícipes “olham “ para a Câmara da sua cidade e não se sentem representados nem reconhecem nos políticos habituais rasgo e determinação para inverterem esta penosa e grave situação!

A candidatura que o Movimento “Tomar em Primeiro Lugar” apresenta ao Executivo Camarário, face à diferenciação profissional, determinação e seriedade dos candidatos e à experiência e capacidade de liderança do Arquitecto José Lebre constitui a melhor alternativa ao “cinzentismo” de algumas das listas candidatas e ao “clientelismo” de outras!

O Arquitecto José Lebre é o único a apresentar um projecto estruturante para Tomar – o “Museu do Tabuleiro - Parque da Cidade”, com condições ímpares para ser um válido instrumento de progresso com criação de postos de trabalho e riqueza. Termina com o “divórcio “ entre o Convento e o Centro Histórico e dotará Tomar de infra-estruturas de grande valor cultural. É um projecto abrangente envolvendo com seriedade as Juntas de Freguesia. Foi já divulgado na comunicação social e está à disposição dos cidadãos para discussão e análise.

O programa apresentado aos cidadãos do concelho é sério, rigoroso e “voltado” para os mais desfavorecidos. É um apelo à esperança e à participação de todos para mudar Tomar! Não é esta a cidade que queremos entregar aos nossos filhos e netos! Como dizia o Arq.º José Lebre na apresentação da candidatura:

Um Concelho que tem a sua história ligada à História Templária.
Um Concelho que foi sede da Ordem de Cristo, com um papel ímpar nos Descobrimentos.
Um Concelho que tem um Convento de Cristo, Património da Humanidade.
Um Concelho que tem um Património Arquitectónico, um Rio e um Centro Histórico reconhecidos Mundialmente.
Um Concelho que tem um espelho de água como a Albufeira do Castelo de Bode.
Um Concelho com uma tradição industrial iniciada por Jácome Ratton no século XVIII.
Um Concelho que tem uma “Festa dos Tabuleiros “ com características únicas
Um Concelho com um povo cuja epopeia recente consiste na construção da Lisboa moderna,

Não pode permitir que a sua auto-estima e o orgulho na sua identidade sejam abalados por circunstâncias efémeras.

Vamos todos lutar para pôr “Tomar em Primeiro Lugar”.
Por isto vale a pena!"

Alexandre Correia Leal

Mandatário da candidatura “Tomar em Primeiro Lugar” à Câmara Municipal de Tomar

Publicado na edição de ontem de O Templário.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AGENDA ELEITORAL

SÁBADO, DIA 03 DE OUTUBRO
ARRUADA DE CAMPANHA
SAÍDA DA SEDE DA CANDIDATURA
NA RUA DOS MOINHOS
ÀS 10 HORAS
VAMOS PÔR TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR!

DE BRUXELAS À RUA DOS MOINHOS

"Após as eleições para o Parlamento Europeu de 7 de Junho tive ocasião de escrever nas páginas de O Templário que não se podiam construir cenários e previsões para as eleições seguintes a partir dos resultados das eleições europeias. Cada eleição tem um contexto e uma motivação única e irrepetível e o eleitorado, por muito que se possa discordar das suas opções, sabe distinguir a especificidade da cada eleição.

Escrevo o mesmo agora: não se podem tirar conclusões precipitadas das eleições legislativas relativamente às próximas eleições autárquicas. Basta atentar neste facto simples: o PSD ganhou as europeias, o PS ganhou as legislativas, isto para não recorrer a outros dados comparativos que ilustram bem, embora sejam menos relevantes, as diferenças entre os dois sufrágios.

Nas próximas eleições autárquicas os cidadãos farão os seus juízos eleitorais em função das problemáticas locais, tendo em conta a capacidade pessoal e política que julgam ver nos vários candidatos e, apenas secundariamente olharão ao emblema partidário dos candidatos.

Em Tomar, será também assim.

É verdade que nem sempre a opção eleitoral dos cidadãos coincide com os melhores exemplos de virtudes cívicas e políticas. Exemplos destes também não faltam. José Sócrates acaba de ganhar umas eleições. Os italianos elegem e reelegem Berlusconi. Os gondomarenses elegem e reelegem Valentim Loureiro, que descobriu como mais moderno argumento político, depois dos célebres electrodomésticos, a oferta de bilhetes para os concertos de Toni Carreira. Sabe-se de Isaltino de Morais e veremos se não é reeleito já condenado a sete anos de cadeia em primeira instância. Outros candidatos, figurinhas menores de novelas queirosianas, aceitam todos os vexames em troca de um lugarzinho, legitimando a selvajaria política de que muitas vezes eles próprios foram vítimas como método de conquista do poder.

Nada nos garante, pois, à partida que em Tomar não venha a suceder o mesmo, isto é, que os insondáveis desígnios do eleitor optem por escolher quem já, manifesta e exuberantemente deu provas de incapacidade para a responsabilidade de gerir o concelho.

O que tenho por certo é que vale a pena lutar para mudar. Não escondo: votarei no candidato José Lebre e na sua equipa, em quem identifico carácter, competência, sensibilidade e visão para fazer aquilo de que Tomar precisa. Não tem rabos de palha, como costuma dizer o povo. Não é um pau mandado de ex-presidentes ou futuros presidentes, não é testa de ferro de interesses ocultos, não tem terrenos para valorizar e vender à sombra das suas competências como presidente de Câmara, não depende de empregos públicos, nem de interesses privados. Não precisa da Câmara para ser alguém, nem para fazer negócios nem para alcançar uma reforma. Sabe o que diz e sabe fazer o que diz. E já deu provas que quando é preciso sabe enfrentar o poder cara a cara e sem medo.

O projecto que esta semana apresentou para a cidade, o Museu dos Tabuleiros-Parque da Cidade é uma prova disso mesmo. Revela uma visão do futuro que reúne a dimensão cultural, económica e social da cidade.

De Bruxelas à Rua dos Moinhos as eleições podem dar grandes voltas.
"
Jorge Ferreira

(Publicado na edição de hoje de O Templário)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PARA OUVIR, NA SEXTA-FEIRA

Sexta-feira, entre as dez da noite e a meia-noite,
entrevista ao candidato à Câmara Municipal de Tomar pelo Movimento Tomar Em Primeiro Lugar,
Arqº. José Lebre,
na Rádio Hertz.

NAS NOTÍCIAS (14)

Rádio Hertz.

MUSEU DOS TABULEIROS-PARQUE DA CIDADE


Museu dos Tabuleiros – Parque da Cidade
Um projecto estruturante!
A solução para Tomar!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LER OS OUTROS

Sebastião Barros, no Tomar a Dianteira, analisa a proposta apresentada por José Lebre.

MUSEU DOS TABULEIROS


O cabeça de lista do movimento “Tomar em primeiro Lugar” apresentou como um projecto “estruturante” a criação do “Museu dos Tabuleiros - Parque da Cidade”. A candidatura independente “Tomar em Primeiro Lugar”, encabeçada pelo arquitecto José Lebre, apresentou na tarde desta segunda-feira o projecto de criação do Museu do Tabuleiro integrado no Parque da cidade a construir nos terrenos da antiga Fábrica de Fiação. A ideia é criar na cidade “um equipamento com grande significado histórico e cultural”, com “apetência mediática” equivalente à do Convento de Cristo, “com grande vocação turística e lúdica, que complemente explore e valorize o que o Convento nos traz”. José Lebre considerou o projecto “estruturante”, que “pode salvar a cidade” uma vez que aproveita uma potencialidade única de Tomar, gera riqueza e atrai visitantes à zona histórica da cidade.

Museu dos Tabuleiros – Parque da Cidade*

Tomar vive na sombra do Convento, olhando para cima, “vendo passar” quem para aí vai.
Ha muito que o povo de Tomar e o Convento vivem de costas voltadas.
O que se passa lá em cima é lá com eles, o que se passa cá em baixo algumas vezes é connosco. Ou seja nunca as populações de Tomar tiveram voz activa ou capacidade para determinar o que quer que fosse em relação ao Convento, nunca quem manda lá em cima se preocupou em saber se a relação com a cidade é a relação certa de interesse comum.
A crise recente em que mergulhámos fez com que nos apercebêssemos que o filão é tangente à cidade. Passa ao lado mas não entra.
150.000 visitantes chegam e passam pelo Convento, angustiam-se com o estado lastimoso em que se encontra a sua envolvente e com os perigos que correm até lá chegar, enjoam-se com os cheiros que o envolvem, passam fome por aí não ter onde almoçar ou jantar, e deitam-se certamente não em Tomar, adormecendo com a certeza da insatisfação e da frustração de um dia mal passado, e de uma história mal contada.
Anunciaram-se medidas que resolverão a situação. Esperemos.
O grande desafio que se nos coloca nesta hora e neste momento é saber, mantendo o primado do Convento sobre a cidade histórica, como valorizá-la e viabilizá-la no contexto de crise neste inicio de século.
Como é isso possível?
Criando na cidade equipamento com grande significado histórico e cultural, com equivalente apetência mediática, com grande vocação turística e lúdica, que complemente explore e valorize o que o Convento nos trás.
A solução consiste na criação do Museu do Tabuleiro, emblemático, integrado no Parque da cidade que urge construir.
Determinante para o sucesso do projecto é a sua localização, que se propõe seja na Fábrica de Fiação e na sua área envolvente, englobando todos os equipamentos e áreas verdes, até ao núcleo histórico de Tomar, e no sentido contrário até ao Açude de Pedra.
O Museu do Tabuleiro que se propõe e se idealiza será um Museu de características únicas, lúdico e educativo, emblemático e vivo.
Imaginem:
- O enquadramento histórico, e as origens pagãs.
- A símbologia das Coroas, o culto do Espírito Santo e o seu imaginário.
- Um Museu onde se instalarão oficinas de latoaria, cestaria, e confecção de flores de papel para as ruas e Tabuleiros, englobando todo o artesanato com ele relacionado.
- O papel e a sua tradição relacionada com a industria de Tomar.
- O Bodo, o pão, a carne e o vinho.
- Os Mordomos, os foguetes e as bandas.
- Os artesãos e o trabalho comunitário para a decoração das ruas.
- Um Museu, didáctico, educativo, com uma relação forte com as escolas e que proporcionará o enraizar de costumes que correm o risco de se perder.
- O povo das freguesias rurais e urbanas e o seu empenhamento no esforço colectivo.
- Um Museu Vivo, com simulação de percursos, com música, com alma com cor e com vida.
É difícil de imaginar projecto com tamanho potencial:
- Uma temática única.
- Uma relação directa de compromisso com património de interesse universal, o Convento de Cristo.
- Um enquadramento paisagístico com uma relação muito forte com o Rio Nabão os Açudes e a Vala da Fábrica da Fiação.
- Uma articulação e continuidade com o Núcleo Histórico de Tomar.

A implementação de um projecto desta natureza, pode ser assumida pela autarquia, por consórcios privados, ou por parceria público – privada.
O projecto que se propõe, define com rigor um Parque da Cidade
- Implica a construção de equipamentos hoteleiros.
- Implica a construção de equipamentos de restauração.
- Implica a construção de equipamentos lúdicos e recreativos.
- Implica investimentos avultados.
- Provoca a criação de muitos postos de trabalho. Cria riqueza.
- Traz para a fruição da cidade toda a Vala da Fábrica de Fiação.
- Viabiliza e mantém as Hortas existentes como exemplo vivo
- Viabiliza a recuperação do que historicamente tem interesse na Fábrica de Fiação.
- Viabiliza o comércio no núcleo histórico, criando riqueza e emprego.
- Viabiliza a Moagem e os Lagares d’El Rei.
- Valoriza o Convento na sua nova relação com a cidade.
- Aumenta a qualidade de vida e a auto estima e orgulho dos Tomarenses, na sua cidade.



*Projecto apresentado em conferência de imprensa realizada na sede de campanha no dia 28 de Setembro de 2009


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

COMEÇA HOJE A CAMPANHA PARA PÔR TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR.
HOJE, ÀS 18H30, NA SEDE DA CANDIDATURA REALIZA-SE UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JOSÉ LEBRE PARA APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA INOVADORA

Aberta ao público.
Todos os eleitores cansados do marasmo são bem-vindos.