sábado, 4 de julho de 2009

BOAS NOTÍCIAS

Anda a circular nos blogues uma sondagem alegadamente encomendada pelo PSD, que dá a uma candidatura de independentes apresentada pelo movimento Tomar Em Primeiro Lugar uns prometedores 4,7%. Para um movimento que foi lançado há uma semana, para uma candidatura que nem sequer ainda candidatos apresentou, este é um excelente resultado. E mais: demonstra o receio que existe de que os dados fiquem muito baralhados com esta candidatura!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

NAS NOTÍCIAS (3)

O advogado Jorge Ferreira, do Partido Nova Democracia (PND), é o primeiro subscritor de um movimento de cidadãos que se propõe concorrer aos órgãos autárquicos de Tomar nas eleições de 11 de Outubro. Jorge Ferreira, a residir há um ano em Tomar, em cujo Instituto Politécnico é professor há 10 anos, disse que o que o levou a juntar-se a outras figuras com ligações a Tomar foi o facto de o concelho ter "estagnado" tanto do ponto de vista económico, como social e cultural. "Há outros concelhos do distrito a ultrapassar Tomar nos vários indicadores e é preciso tentar alterar isso", disse, sublinhando que a democracia permite que os cidadãos possam concorrer aos órgãos autárquicos, que têm poder de decisão nestas matérias. A assinar o manifesto "Tomar em Primeiro Lugar" estão ainda personalidades como o professor universitário e ex-governador de Setúbal, Luís Graça, e o empresário e ex-secretário de Estado num dos Governos de Cavaco Silva, António Lourenço, além de outras pessoas também com ligações ao PSD, mas igualmente ao PS, sendo, contudo, "a maioria sem partido", disse. Para Jorge Ferreira, é lamentável que Tomar, cidade detentora de um monumento património da Humanidade (o Convento de Cristo), não tire proveito desse facto, nem do ponto de vista turístico nem económico. "Esta Câmara Municipal parou no tempo" e o PSD, que tem gerido a autarquia nos últimos anos, "tem grandes responsabilidades", disse, criticando a autarquia pela dificuldade que cria a novos investimentos. "O investimento que existe no concelho é público, com tudo o que isso implica, e não houve capacidade para atrair e facilitar novo investimento privado que substituísse a decadência das empresas tradicionais, que têm vindo a fechar", acrescentou.

O manifesto, subscrito por 21 pessoas, afirma que o movimento, que já iniciou o processo de recolha de assinaturas com vista à sua legalização, quer "devolver" a Câmara aos tomarenses, "atrair investimento, emprego e riqueza", e tornar Tomar "uma capital cultural internacional". Jorge Ferreira disse que as pessoas que o acompanham ou residem no concelho ou são naturais de Tomar que "tiveram que sair para ter sucesso", mas que mantêm os laços. "Com a existência do Politécnico, muitos ficam sobrequalificados para a dimensão da economia local, que estagnou, pelo que tiveram que sair", porque a autarquia "não responde aos problemas das pessoas, que "estão fartas", o que as motiva a intervir, disse, sublinhando o facto de Tomar ser provavelmente o único concelho do país com duas candidaturas independentes nas próximas autárquicas.

Com a chegada do poder local democrático, a Câmara Municipal de Tomar começou por ser liderada pelo PS, em 1976, tendo passado para a Aliança Democrática de 1979 a 1985, ano em que venceu o PSD, regressando ao PS em 1989 e de novo ao PSD em 1997, com o independente António Paiva. Com a assumpção de funções executivas no Programa Operacional do Centro no início de 2008, António Paiva deixou a liderança do município ao actual presidente Corvêlo de Sousa, que é o candidato do PSD à eleição de Outubro. Pedro Marques, que protagonizou a gestão PS entre 1989 e 1997, volta a liderar a candidatura dos Independentes por Tomar, que em 2005 conquistou dois lugares no executivo autárquico. O actual executivo conta com quatro eleitos do PSD, dois independentes e um do PS.

Fonte: Lusa.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

MANIFESTO

Um grupo de cidadãos preocupados com a estagnação de Tomar decidiu criar o Movimento Tomar Em Primeiro Lugar, com o objectivo de intervir na sociedade tomarense e de apresentar uma candidatura aos órgãos autárquicos do concelho de Tomar nas eleições de 11 de Outubro de 2009.

QUEREMOS:

DEVOLVER A CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR AOS TOMARENSES: a Câmara não pode continuar a ignorar os tomarenses, tem de responder às suas solicitações, tem de dialogar com a população, tem de saber ouvir. Não podemos continuar a esperar meses por explicações, respostas, esclarecimentos. Queremos uma Câmara ao serviço de todos os tomarenses.

ATRAIR INVESTIMENTO, EMPREGO, RIQUEZA: a Câmara não pode continuar a dificultar, a burocratizar e a emperrar a vida a quem quer investir, criar emprego e aumentar a riqueza. Hoje, quem quer investir na região vai para outros concelhos e foge de Tomar, porque a Câmara não é sensível à iniciativa privada e ao progresso das populações. A Câmara não pode continuar a ignorar as freguesias e olhá-las como um apêndice da cidade. As freguesias têm vida e podem ser uma grande fonte de riqueza! A Câmara tem que apoiar, agilizar procedimentos, rever urgentemente os seus regulamentos e taxas para combater a perda de investimento e definir medidas concretas e reais que tornem Tomar um concelho atractivo e evoluído para investir.

FAZER DE TOMAR UMA CAPITAL CULTURAL INTERNACIONAL: a Câmara ignora a história e o valioso património cultural da cidade. A Câmara tem de passar a promover a marca de Tomar, promover a indústria do turismo, através da riqueza histórica e patrimonial de Tomar. Hoje, património é economia e economia é daquilo que precisamos para resolver a crise social em que o concelho está mergulhado.


Tomar, 27 de Junho de 2009
SUBSCRITORES:
Jorge Ferreira, Advogado
José Lebre, Arquitecto
Luís Maria P. Graça, Professor universitário
Libério Grilo, Téc. Sup. CGA aposentado
João Oliveira Baptista, Engenheiro
Luís Alvelos, Engenheiro
Maria Conceição L. Redol, Arquitecta
Isabel Miliciano, Empresária
Fernanda Rivotti, Educ. Infância aposentada
Maria Augusta Dias Costa, Enfermeira aposentada
António Delgado Tamagnini, Advogado
Filomena Paixão, Prof. ens. politécnico
Sónia Pais, Prof. ens. politécnico
Rui Ferreira, Técnico de museologia
Manuel Júlio P. Schulz, Comerciante
Sara Monteiro, Estudante de adm. pública
António Lourenço, Empresário
Joaquim Oliveira Baptista, Comdte. da TAP
Lisete Lapa, Prof. ens. secundário
António Costa, Estudante ciências políticas
Lígia Silva, Museóloga

MAIS AGRADECIMENTOS

António Torres, no seu Faccioso, dá nota do nascimento deste blogue, à qual junta memórias pessoais da sua passagem pelo Colégio Nun'Álvares. Agradecemos as amáveis referencias.

terça-feira, 30 de junho de 2009

NOVIDADES

Esta semana, o movimento de cidadãos eleitores Tomar Em Primeiro Lugar dará novidades aos tomarenses. Está prometido. Será cumprido.

AGRADECIMENTO

O Tomar Em Primeiro Lugar agradece a simpática e motivadora referencia de MP, no Eclético.

domingo, 28 de junho de 2009

NAS NOTÍCIAS (2)

O movimento Tomar Em Primeiro Lugar é notícia n' O Templário.