sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O TEXTO DA CONFERENCIA DE IMPRENSA


Senhores Jornalistas,

Muito obrigado pela vossa presença.

Saúdo-vos por reconhecer a vossa acção decisiva e determinante da vida em comunidade e em democracia.

Entregue que foi o processo de candidatura, quero agradecer aos 2000 Tomarenses o empenho na sua viabilização e a demonstração do agrado pelo aparecimento da candidatura.

Deram a cara e o nome, demonstraram que não têm medo e que são cidadãos esclarecidas.

Felicito também os candidatos pela coragem demonstrada em assumir uma candidatura. Nem todos estão disponíveis para correr riscos, nem todos estão disponíveis para se sacrificar e empenhar por causas comuns.

Entendo também essa disponibilidade como resultado da vontade de mudança, referente à situação desastrosa em que se encontra o concelho.

O desânimo, a descrença e a indiferença vigoram.

Quero também agradecer às Juntas de Freguesia a disponibilidade e total cooperação para a formalização da candidatura.

Finalmente, e como os últimos são os primeiros e para mim os mais importantes, quero saudar e cumprimentar todos os cidadãos do concelho, freguesias rurais e urbanas. É por eles que aqui estamos, é por eles que vale a pena o esforço.

Saúdo também as populações mais sacrificadas ao longo dos anos que sofreram com o empobrecimento do Concelho.

O aparecimento do Movimento deve-se como já referido ao descontentamento generalizado, e à desmoralização e derrocada em que se encontra a Câmara Municipal de Tomar. A indignação é geral e a descrença é total.

Os candidatos são muitos e traduzem em princípio a vontade de colaborar na defesa da causa comum. Os nossos adversários são fortíssimos, estão há muitos anos no poder, trabalham para a sua manutenção que dividem estrategicamente quando convém.

A saída a meio dos mandatos como já aconteceu e que vai provavelmente voltar a acontecer é um exemplo disso mesmo. Os nossos meios são poucos. A nossa coragem total. É com esta postura, que pretendemos devolver a esperança a alegria e a auto-estima a quem se sente como nós.

No dia 4 de Setembro às 17H30, em local a anunciar, serão oficialmente apresentadas as listas para o Executivo e Assembleia Municipal. Não foi possível como era do nosso agrado apresentar listas de candidatos às Assembleias de Freguesia. Assumiremos como aliados todos os Presidentes de Junta que vierem a ser eleitos.

A Comissão que me honra nestas eleições é formada por pessoas que muito estimo e que desinteressadamente me dão o seu apoio.

O embaixador António Pinto da França, grande intelectual e escritor, responsável pela atribuição perante a Presidência da República de todas as comendas. Casado com uma tomarense é grande amigo e conhecedor de Tomar.

A Exma. Sra. D. Dolores Cardoso Delgado Moreira, é referência pela sua postura como cidadã de Tomar.

O Sr. Manuel da Silva Bonet, também referência nesta cidade e neste concelho pela sua dignidade, postura, e conhecedor da cultura tomarense com a sua serenidade, é conhecido como um homem bom da terra.
A Exma. Senhora D. Maria Helena Redol, cidadã admirada por todos os tomarenses e reconhecida pelas suas qualidades humanas e empresariais.

O Eng. António Gabriel Cupertino Marques, empresário e grande filantropo do concelho.

Aos mandatários da candidatura agradeço a disponibilidade e a confiança manifestada.

Estas eleições terão que ser as eleições da clarificação em Tomar:

- Quem quer investir não consegue.

- Quem da Câmara Municipal de Tomar precisa nada obtém. Pode estar meses ou anos para obter uma resposta ou a emissão de uma licença.

- Pagam-se exorbitâncias por maus serviços. O regulamento de taxas é completamente desadequado à realidade sócio-económica do concelho.

- O cidadão é mal tratado, mal ouvido, incompreendido e sistematicamente multado de forma violenta, na maioria das vezes, por questões menores.

- Os serviços funcionam de forma desastrosa exclusivamente por falta de liderança.

- As obras são na sua maioria mal executadas, na maior parte das vezes, têm um cariz meramente eleitoral.

- O PDM e todos os Planos foram e são feitos nas costas de toda a gente e têm contribuído de uma forma decisiva para o empobrecimento geral do concelho. Este estado de coisas tem de acabar .

Quem está no poder faz campanha e propaganda com o património, os projectos e os dinheiros que são de todos nós.

Anunciam obras de milhões como se deles fossem, tentando aliciar o eleitorado. Esta forma de fazer política tem de acabar.

O candidato proposto pelo partido do poder tem que esclarecer o seu posicionamento e os compromissos que assumiu nas costas dos tomarenses, à semelhança do seu antecessor. Ele e o partido têm que ser penalizados.


Finalmente e como objectivos primeiros:

- Pretendemos devolver a CMT aos cidadãos para os servir e ajudar no seu dia-a-dia.

- O importante são as pessoas.

- Pretendemos provocar condições para o investimento para criar riqueza e emprego.

- E pretendemos afirmar Tomar como um concelho e cidade de cultura com os seus valores culturais na relação próxima com a sua história, com a história de Portugal e a história Universal.

A tarefa é árdua mas vale a pena!

Muito obrigado pela vossa presença e estou certo do vosso empenhamento desinteressado na construção de um concelho melhor.



Tomar, 21 de Agosto de 2009
José Salazar Lebre

1 comentário:

Beatriz Empis disse...

Bravo pela coragem e espirito de sacrifício!
É pena que não apareçam mais candidaturas como esta por este País fora- só tenho pena de não ser tomarense e portanto não poder votar em "Tomar em primeiro lugar"!!!
Força e coragem!
Beatriz Empis