quinta-feira, 9 de julho de 2009

A CAMARA GASTA DE MAIS ONDE NÃO DEVE

Quando o tempo é de crise e num país onde, comprovadamente as instituições públicas gastam mais do que o que podem, exige-se especial contenção e rigor no uso do dinheiro público.

Infelizmente não é o caso da Câmara Municipal de Tomar.

Se não, vejamos: entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Março de 2009 a Câmara Municipal de Tomar gastou a módica quantia de 181.799,92 euros em publicidade, em assessorias de imprensa, em agências de comunicação. Isto, sem contar, naturalmente, com as publicações obrigatórias por lei e pagas à Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A distribuição das verbas foi a seguinte:

O Mirante: 47.250,27
Terra Branca: 1.815,00
Cidade de Tomar: 50.202,23
New Seven Wonders: 4.247,40
Global Notícias: 7.578,47
Público: 5.220,61
Templário: 17.739,85
Fólio Comunicação: 2.662,00
Expresso: 2.602,88
O Ribatejo: 2.504,03
Intermagia Comunicação: 11.488,00
Publicações Directas: 2.117,50
Rádio Hertz: 636,48
Sol: 907,20
2C Publicidade: 432,00
JC Serviços publicitários: 114,00
Youngnetwork: 23.040,00
Sandra Costa: 1.242,00

Ora, sabe-se que a Câmara tem um Gabinete de Comunicação, o qual, aliás, teve como custos de funcionamento e pessoal no mesmo período, 19.624,07 euros. Conclusão: em pouco mais de um ano, a Câmara Municipal de Tomar gastou cerca de 200.000 euros, quarenta mil contos em moeda antiga, em publicidade e assessorias de imprensa.

Agora, como se isto tudo não bastasse, a Câmara assinou no passado dia 7 de Abril de 2009, com uma empresa chamada 180 GRAUS, COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO UNIPESSOAL LDA, um contrato de prestação de serviços de assessoria de imprensa, mais um, por mais 1.550,00 euros por mês, ou seja, 18.600,00 (dezoito mil e seiscentos euros por ano). Este facto consta de uma informação escrita distribuída aos deputados municipais.

O desabafo óbvio é que se trata de assessoria a mais para tanta falta de actividade. Nem se percebe para quê tanta assessoria de imprensa, a não ser que a proximidade de eleições determine uma necessidade especial do PSD promover o seu candidato através dos fundos camarários, quando antes deste período essa necessidade não existia…

Mas estes números suscitam também a eterna questão da distribuição da publicidade pelos órgãos de comunicação social locais.

Olhando para esta distribuição de gastos percebe-se muita coisa, mas isso é passado e, como diz o povo, não vale a pena chorar sobre leite derramado. Um pouco por todo o país as autarquias locais têm o mau hábito de fazer dos seus gastos em publicidade um instrumento de condicionamento dos orgãos de comunicação social local.

Para o futuro, o que propomos é que sejam estabelecidos critérios objectivos e equitativos para a aquisição dessa publicidade. A bem da transparência e da própria independência e credibilidade da comunicação social e da informação que vendem aos seus leitores e ouvintes.

Para quê ter um Gabinete de Comunicação, se se gasta tanto dinheiro em assessorias de imprensa e agências de comunicação exteriores à Câmara?

Antes de decidir gastar, acaso a Câmara faz consultas ao mercado ou concursos públicos para comprar melhor e mais barato? Ou escolhem-se os amigos com base na lógica “porque sim” ou os que vivem mais perto da Praça da República por uma questão de comodidade de deslocações?...

Por que razão gasta com estes fornecedores e não com outros? Com base em que critérios de decisão?

Jorge Ferreira

(publicado na edição de hoje de O Templário)

13 comentários:

Anónimo disse...

O Mirante está no topo!
É uma vergonha! Um escândalo. Agora compreendo como se pagam certas notícias...
É vida!
Há quem saiba viver!

Uma empresa de comunicação que assinou um contrato há meia dúzia de meses já comeu mais de 23 mil euros???
A entrevista do presidente da Câmara num suplemnto manhoso custou mais de cinco mil euros??

Quando for grande também quero vender publicidade à Câmara de Tomar.

CC

Anónimo disse...

Não é O MIRANTE mas sim O Cidade de Tomar com 50 mais de mil biscas em pub...

Anónimo disse...

Escandaloso!

Anónimo disse...

Foi preciso um movimento de independentes para vir denunciar isto... o que está afazer a oposição, ps's, ipt's, cdu's na Camara?!...

Anónimo disse...

Não percebo para quê tanta propaganda se não existe nada para propagandear...

Anónimo disse...

Coitada da Rádio Hertz... Distância ao poder, é fogo!

E que interessante seria também a análise deste tipo a outras assessorias que se sobrepõem a serviços existentes na autarquia.

Rodrigo Castro disse...

Off topic: Segundo me foi comunicado por alunos que estudam no IPT, o Doutor Jorge Ferreira apenas admite 8(!) alunos nas suas aulas, e todos trabalhadores estudantes. Gostaria que me respondesse a esta questão, porque em tempo de crise alguém se dar a estes luxos é de louvar.

Rodrigo Castro

Anónimo disse...

Casro Rodrigo Castro,

Como se entende facilmente não sou que admito ou deixo de admitir alunos. Tenho os alunos que se inscrevem nas disciplinas que me são atribuídas, independentemente de serem ou não trabalhadores-estudantes. Tenho disciplinas onde estão inscritos por exemplo 111 alunos, uns trabalhadores-estudantes, outros não. Espero tê-lo esclarecido.

Jorge Ferreira

Anónimo disse...

"Foi preciso um movimento de independentes para vir denunciar isto... o que está afazer a oposição, ps's, ipt's, cdu's na Camara?!..."

Estes grupos partidários não denunciam porque têm medo das retaliações da imprensa.
Não vá esta gente ganhar a Câmara e depois a imprensa boicotar, como fazem alguns jornais.!
Portanto muito respeitinho!!
Por outro lado é interessante que seja preciso tanta "cosmética" para tentar impor a imagem do corvelo, por acaso não tem boa imagem.
Paciência, mas que se vinguem no érario público, aí já dói!

SM

Rodrigo Castro disse...

Esclarecido, peço desculpa pelo engano. Fui mal informado. Obrigado por ter respondido, não era qualquer um que faria isso.

Sinceros cumprimentos.

Anónimo disse...

Apoiado! Até que enfim que há quem não tenha medo de falar em Tomar.

Anónimo disse...

A Câmara sempre teve este fectiche pelo CIDADE DE TOMAR. Vamos ver quanto vale nas próximas eleições
autárquicas!!!
Fétiche pelo Cidade de Tomar ou pelo Madureira, que lhe deu o cargo de presidente da Assembleia Geral do Polis e o lugar de mordomo na festa dos tabuleiros de 2003. Pois é, mas depois lixou-se!

Pitonisa

Anónimo disse...

O PS já por várias vezes falou,tal como em muitos outros assuntos, nesta questão da publicidade e do apoio aos jornais. Até porque estes valores são só ponta do iceberg. A comunicação social recebe muito mais do que estes valores apresentados.